Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

História

Uma trajetória em construção…

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA – SEÇÃO CEARÁ: UMA TRAJETÓRIA EM CONSTRUÇÃO

Autoras:
Francisca Francineide Cândido – Presidente da ABPp-Ce Gestão 2011-2013
Luciana Queiroz Bem Portela – Diretora Cultural ABPp-Ce Gestão 2011-2013

Em 11 de novembro de 1989, por iniciativa da paulista Cleomar Landim de Oliveira, psicopedagoga pioneira no Ceará, foi fundado o então Capítulo Cearense da Associação Brasileira de Psicopedagogia, hoje Seção Ceará, com Otília Damaris Queiroz na presidência.

Dois anos depois, em 1990, Cleomar Landim, já enraizada em Fortaleza,  assume a  presidência,  realizando a Primeira Jornada Cultural, ocasião em que o capítulo foi apresentado ao público cearense, contando  com a presença da então Presidente da ABPp Nacional, Beatriz Judith Lima Scoz.

Em junho do ano seguinte (1991), aconteceram o II Encontro Cultural, com a temática “Distúrbios Específicos de Aprendizagem”, e o III Encontro de Psicopedagogia, tendo como tema “Matemática e Alfabetização”. Durante os anos de 1995 e 1996, já na gestão de Marisa Pascarelli Agrello, a Seção Ceará ministrou vários cursos e palestras em sua sede e em diversas escolas.

A partir de 1997 foram iniciadas as visitas aos cursos de Psicopedagogia em Fortaleza, em 1999 foi iniciado o trabalho em prol da regulamentação da profissão do psicopedagogo e, em 2000, realizado o V Encontro de Psicopedagogia.

Em 2002, a Seção Ceará, sob a presidência de Maria José W. M. de Castro (Zeza Weyne), iniciou uma ampla divulgação da ABPp nos cursos de Psicopedagogia das diversas faculdades no Estado, culminando com a realização do VI Encontro de Psicopedagogia do Ceará: “Os Diálogos da Psicopedagogia”, com a presença da então presidente da Nacional, Maria Cecília de Castro Gasparian.

A publicação do Boletim informativo da Seção foi reativada e tornou-se trimestral. Em julho de 2003, aconteceu um Encontro de Supervisão para psicopedagogos sob a orientação de Eloisa Quadros Fagali. Em setembro do mesmo ano, foi criado o Projeto Lumiar, um projeto de Psicopedagogia Social ou Ressignificada, e instalado o Núcleo I.

Aconteceu ainda o curso “Gestão por Competência e sua Dinâmica Relacional na Instituição“, ministrado por Regiane F. Silva (SP) e o VII Encontro de Psicopedagogia do Ceará, abordando a temática “A Psicopedagogia Social”, com a presença de Maria Irene Maluf, à época vice-presidente nacional.

Em 2004, a Seção Ceará instalou-se em sede própria, iniciando-se a organização de uma biblioteca. Em julho desse mesmo ano, aconteceu a primeira Banca de Reconhecimento de Associado Titular no Ceará, quando Galeára Matos França e Maria José Weyne Melo de Castro passaram a fazer parte do quadro de associados titulares da ABPp Nacional.

O Projeto Lumiar cresceu, implantando seu quarto núcleo em Fortaleza. Nesse mesmo ano, aconteceu o VIII Encontro de Psicopedagogia do Ceará, que homenageou a precursora da Psicopedagogia no Ceará, Cleomar Landim de Oliveira. A diretoria, à época, foi reeleita para o triênio 2005-2007.

Em 2005 aconteceram, dentre outros, o minicurso “Psicopedagogia x Filosofia: uma feliz parceria“, ministrado pela psicopedagoga Dulce Consuelo, para os integrantes do Projeto Lumiar, e o IX Encontro de Psicopedagogia do Ceará, em paralelo com o I Encontro de Psicopedagogia do Nordeste, comemorando os 25 anos da ABPp.

O destaque desses eventos ficou por conta da integração entre os diversos profissionais do Nordeste, abrilhantados com a presença de psicopedagogas renomadas do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A gestão do triênio 2008-2010 foi presidida por Galeára Matos. Nesse período, sob a liderança de Quézia Bombonatto, o projeto de Lei 3512/08, que regulamenta a profissão de Psicopedagogo no Brasil, teve um grande impulso e foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, seguindo seu caminho na engrenagem burocrática do legislativo federal.

Até chegar a aprovação final e receber o sancionamento da Presidência da República, o projeto deve passar por várias instâncias. A pesar da demora, vale a pena continuar a luta, pois quando aprovado, a atuação do psicopedagogo, com sua profissão regulamentada, ganhará um grande impulso em nosso país e será valorizada.

Em 2010, dentre as atividades da ABPp-Ce,  aconteceu o XIV Encontro de Psicopedagogia do Ceará, nas datas de 03 e 04 de julho, o  II Encontro de Psicopedagogia Hospitalar no mês de Novembro e o lançamento da primeira edição do Catálogo do Psicopedagogo do Ceará. Outras atividades ocorreram durante todo o ano, como formação continuada do psicopedagogo e supervisões.

Nesse mesmo ano aconteceu eleição da Diretoria, hoje com a seguinte composição para o triênio 2011-2013:

Presidente – Francisca Francineide Cândido
Vice – presidente – Graça Maria de Morais Aguiar
Diretora Secretária – Francisca de Menezes Taleires
Diretora Financeira – Josefa Celiane Leite Figueiredo
Diretora Administrativa – Isabel Cristina Soares do Nascimento
Diretora Cultural – Luciana Queiroz Bem Portela
Diretora de Produção Científica – Andréa Aires Costa
Diretora de relações Públicas – Maria Luciara Nogueira Gomes

Em 2011 a cidade de Sobral sediou o III Encontro de Psicopedagogia do Interior do Ceará, nos dias 08 e 09 de abril, com o tema “Contribuições Psicopedagógicas para Inclusão nos diferentes contextos de aprendizagem”. Em 11 e 12 de novembro aconteceu o XV Encontro de Psicopedagogia do Ceará tendo como tema “Repensando saberes e práticas da aprendizagem em processo”, em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade – Capítulo Ceará.

Além de vários eventos de formação, minicursos e oficinas, realizados em 2011 e 2012, e da expansão do Projeto Lumiar, atualmente composto por onze núcleos, particularmente, este ano de 2012, foi destacado pelos seguintes eventos:

  1. Promoção do IV Encontro de Psicopedagogia do Interior do Estado, desta vez em Juazeiro do Norte – Região do Cariri, nos dias 25 e 26 de maio, explorando a temática “Aprendizagem significativa: contribuições psicopedagógicas às práticas educacionais”.
  2. Promoção e realização, nos dias 09 e 10 de novembro, do XVI Encontro de Psicopedagogia do Ceará com o tema “Contribuições da Psicopedagogia para Educação e Saúde”, ocasião em que foram justamente e merecidamente homenageadas as ex-presidentes da ABPp-Seção Ceará: Otília Damaris Queiroz, Cleomar Landim de Oliveira, Marisa Pascarelli Agrello, Maria José Weyne Melo de Castro e Galeára Matos de França Silva.
  3. Lançamento da segunda edição do Catálogo do Psicopedagogo do Ceará.

CASTRO, Maria José W. M. de. ABPp-CE: UM BREVE HISTÓRICO (sd)

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.