Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Projeto LUMIAR

Uma história de amor e responsabilidade social

O Projeto Lumiar de Atendimento Psicopedagógico foi criado em setembro de 2003 com o objetivo de desenvolver um trabalho social que favoreceria às pessoas sem acesso ao atendimento clínico, para que estas tivessem chance de ter seus distúrbios e dificuldades de aprendizagem minimizados ou superados. Ele surgiu de um sonho da então Presidente da ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Ceará, Maria José Weyne Melo de Castro, e começou a se tornar realidade em julho de 2003, quando ministrando uma aula em um curso local de especialização em Psicopedagogia, expressou o desejo de iniciar esse projeto ainda na gestão 2002-2004. Foi então que Lígia Camargo Campos, aluna desse curso, disse que dispunha de espaço no Grupo Espírita Paulo Estevão (GEPE).

Daí foi feita uma reunião de Diretoria da Seção Ceará da ABPp, na qual as linhas do Projeto foram traçadas e sua abertura imediatamente aprovada. Em setembro do mesmo ano foi feita a primeira reunião com “as estagiárias” (como eram chamadas as voluntárias) do primeiro núcleo, e assim no dia cinco de outubro de 2003, o Projeto Lumiar iniciou seu atendimento à comunidade da Praia do Futuro.

São dois os objetivos principais do projeto: o primeiro é cumprir o papel social da ABPp Seção Ceará, contribuindo para a superação das dificuldades de aprendizagem, e, o segundo, promover a formação continuada dos psicopedagogos associados.

Conheça abaixo os núcleos de atendimento do projeto

Núcleo Irmã Petronilla

Funciona no Lar da Criança Domingos Sávio, instituição filantrópica cuja missão é acolher crianças e adolescentes entre 4 e 14 anos e suas famílias carentes. Sua fundadora foi a Irmã Petronilla Isonni, uma religiosa salesiana e missionária italiana que, com seu espírito educador e cuidadoso, criou e trabalhou nele o resto de sua vida.

Coordenadora: Flávia Rossane
Supervisora: Dalma Macêdo

Lar da Criança Domingos Sávio
Rua Helvércio Monte, 165
Bairro Vila União
Fortaleza CE

Funcionando no Colégio Piamarta Aguanambi, obra criada por Pe. Luiz Rebuffini com o intuito de oferecer uma escola de educação formal e profissionalizante, em regime normal e internato para crianças e jovens órfãos ou filhos de lares desajustados. O Pe Elvis foi diretor-presidente dessa escola. Era da Congregação da Sagrada Família de Nazaré – Piamartinos e dedicou sua vida ao trabalho social com crianças e jovens.

Coordenadora: Ecieuda Pimentel
Supervisora: Zeza Weyne

Colégio Pia Marta Aguanambi
Av. Aguanambi, 2479
Bairro Fátima
Fortaleza CE

Núcleo Pe Elvis Marcelino

Núcleo Rachel de Queiroz

Núcleo que funciona no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará. Esse nome foi escolhido, pois o Colégio tem o nome da escritora cearense. Além disso, Rachel de Queiroz era uma apaixonada pelas letras, e, como tal, teve grande contribuição para a leitura e escrita no nosso Estado.

Coordenadora: Tereza Cristina
Supervisora: Eliane Lacerda

Colégio Militar do Corpo de Bombeiros CMCB
Rua Adriano Martins, 436
Bairro Jacarecanga
Fortaleza CE

Núcleo que é sediado pelo Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó. Nossa homenagem àquela que trouxe a Psicopedagogia para o Ceará e foi professora de grande parte dos psicopedagogos que trilharam os primeiros passos da Psicopedagogia no nosso estado. Além de ter criado o primeiro Curso Livre de Psicopedagogia, fundou a Seção Ceará da ABPp. Hoje reside em São Paulo, sua terra natal.

Coordenadora: Telma Amaral
Supervisora: Josefa Severiano

Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó
Av. Mister Hull, 3835 Km 1
Bairro Antônio Bezerra
Fortaleza CE

Núcleo Cleomar Oliveira

Núcleo Alícia Fernández

Núcleo que funciona no período da noite, na Paróquia N. S. da Piedade, atendendo à Comunidade São Gabriel. O seu nome é uma homenagem a nossa Mestra maior, Alícia Fernández, psicopedagoga que teve grande importância para o desenvolvimento e crescimento da Psicopedagogia no Brasil.

Coordenadora: Rafaella
Supervisora: Elisabete Castelo Branco

Paróquia N.S da Piedade
Rua Joaquim Torres, 185
Bairro Piedade
Fortaleza CE

Esse núcleo teve seu reinício em 03 de outubro de 2015 em Sobral. Por ser um núcleo que já funcionou e está sendo reaberto, seus participantes escolheram esse nome para representar o desenvolvimento da Psicopedagogia Social na Região Norte do nosso Estado.

Coordenadora: Joelma Alves
Supervisora: Graça Morais

Sobral CE

Núcleo Florescer

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.